Pesquisar este blog

Milhares de livros a um clique.

Estava jantando e assistindo ao Jornal Nacional ao mesmo tempo quando me deparo com uma notícia sobre uma megasuperhiper biblioteca sendo construída em São Paulo. Qualquer outra pessoa poderia ter mudado de canal, mas o que me chamou atenção no telejornal foi justamente essa matéria.



José Mindlin e seus livros: paixão.


José Mindlin, bibliófilo, 94 anos. Praticamente 80 deles dedicados à coleção de livros em sua casa, compondo uma biblioteca pessoal de quase 100 mil exemplares (isso mesmo, 100 mil, você não leu errado!). Para ter idéia to tamanho da coisa, lá estão quase todas as primeiras edições dos livros de Machado de Assis, além das primeiras edições de O guarani, de José de Alencar e A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. E não precisa gostar de literatura brasileira para ficar impressionado com isso.
Mindlin, além de ser o maior fã de livros do planeta, ainda é o cara mais bonzinho de todos também. Sim, ele quer partilhar sua biblioteca conosco, meros mortais! Para começar, doou, sem dó, parte de seu acervo para a biblioteca Brasiliana, da USP (sempre ela), em um total de 17 mil títulos. E, para quem não mora em São Paulo não ficar triste, todos eles estarão disponíveis na… internet. Uma Brasiliana Virtual!
Na casa de José Midlin há um robô “scanner” que lê 2,4 mil páginas por hora para montar a biblioteca digital. A previsão é que até o final do ano ele tenha digitalizado 4 mil livros e 30 mil imagens. Ou seja, podemos ler o livro como ele realmente é. Ficou curioso/com água na boca? É só entrar no site da Brasiliana USP! Fácil, fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário